Há mais mistérios envolvendo os intestinos do que imagina a nossa vã filosofia! Quando estudamos a fisiologia intestinal na faculdade, o foco da atenção era a digestão dos alimentos e absorção dos nutrientes. Com o tempo foram surgindo os hormônios intestinais, importantes no metabolismo da glicose e depois o papel das bactérias intestinais ou #microbiota na saúde do ser humano como um todo.
Temos bilhões de bactérias no intestino e elas podem ser “do bem” ou “do mal”. O equilíbrio desses tipos de bactérias vai levar a uma melhor absorção dos #nutrientes, a uma melhor ação dos hormônios além de uma #digestão mais confortável com menos sintomas de distensão abdominal e alteração do ritmo intestinal, que é o que acontece quando temos esse desequilíbrio, também chamado de Disbiose. Este estado de desequilíbrio pode contribuir para a resistência à #insulina, favorecendo ao desenvolvimento de diabetes e obesidade.
Uma #alimentação rica em fibras, alimentos crus, frutas e vegetais favorece a manutenção das bactérias boas e equilíbrio da flora intestinal, o que pode reverter o quadro inflamatório sistêmico que surge quando há desequilíbrio a flora.