A obesidade é classificada de acordo com o índice de massa corporal (IMC), que é calculado dividindo-se o peso pela altura ao quadrado.
- Sobrepeso (IMC entre 25,0 e 29,9 Kg/m2): esse é o primeiro sinal de alerta, pois já é considerado pré-obesidade e muitas pessoas podem apresentar doenças relacionadas ao peso, como diabetes e hipertensão.
- Obesidade Grau 1 (IMC entre 30,0 e 34,9 Kg/m2): esse estágio exige uma série de cuidados que devem ser tomados. Fazer mudanças alimentares, com acompanhamento de um nutricionista, e estabelecer uma rotina de exercícios físicos é fundamental. Os tratamentos mais extremos, como a cirurgia bariátrica, não costumam ser recomendados para pacientes no grau 1, ainda que cada caso deva ser estudado individualmente.
- Obesidade Grau 2 (IMC entre 35,0 e 39,9 Kg/m2): nesse estágio, também conhecido como obesidade moderada, os riscos para a saúde são mais elevados e, por isso, é recomendado fazer um acompanhamento médico mais rigoroso, com o apoio de um endocrinologista. A rotina de exercícios físicos, com foco nos aeróbicos para aumentar o gasto calórico, e o acompanhamento de uma mudança profunda nos hábitos alimentares já se faz necessária para reverter a situação da obesidade grau 2.
- Obesidade grau 3 (IMC igual ou maior que 40,0 Kg/m2): o grau 3 também é conhecido como obesidade mórbida ou grave. A realização de um tratamento adequado pode ajudar a melhorar a qualidade de vida da pessoa, mas é provável que já existam mais de uma doença associada ao peso. Existem algumas opções cirúrgicas para a obesidade mórbida, como a cirurgia bariátrica. Porém, cada caso deve ser analisado individualmente por uma equipe multidisciplinar que envolvem nutricionistas, médicos especialistas e psicólogos. Apenas com o acordo desses profissionais é possível indicar o melhor tratamento para cada pessoa que tenha obesidade grau 3.
Mas ainda que seja uma medida universal, o IMC nem sempre é o suficiente para diagnosticar os tipos de obesidade e a gravidade desse problema. É fundamental que a pessoa com excesso de peso busque ajuda de profissionais.